Gambin, AlineAguiar, Samara2021-12-202021-12-202021-12-16https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20255Considerando que o avanço da tecnologia gerou diversas transformações no ambiente mercadológico, a concorrência tornou-se cada vez mais acirrada e os clientes cada vez mais exigentes, o que tornou imprescindível para qualquer empresa satisfazer as necessidades e criar relacionamento duradouros com seus clientes. Setores ligados à comunicação tiveram um impacto direto devido à velocidade da informação, o que leva as organizações a buscar estratégias, como o uso de um grande banco de dados, para atrair e fidelizar o cliente. Esta monografia propõe analisar as ferramentas do Big Data e as estratégias de Marketing de Relacionamento aplicados pelas empresas Nestlé e Netflix. Nos capítulos de Marketing o aporte dos autores trabalhados foram Cobra (2009), Gordon (2002) e Kotler (2000). Já nos capítulos referentes aos conceitos utilizados do Big Data foi realizada uma revisão teórica com base nos autores Hurwitz et al (2016), Gomes (2017) e Laudon (2000). Este estudo permitiu realizar uma análise comparativa entre as duas marcas para verificar se elas utilizam como métodos de extração da análise de dados comportamentais dos usuários para gerar resultados mais significativos na comunicação com os clientes.78ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilMarketing. Big Data. Marketing de relacionamento.Ferramentas do big data como facilitadores para o desenvolvimento do marketing de relacionamento: um estudo de caso das empresas Nestlé e Netflix.Monografia