Alves, Fabíola Fernanda do PatrocínioMuniz, AnaSantos, DeborahHonório, GeaineFerreira, JamillyAlmeida, Kelly2021-12-212021-12-212021-12-03https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20564Este artigo resulta de um estudo teórico, cujo objetivo foi analisar como é realizada a atenção aos familiares de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Assim, neste trabalho, os temas autismo, família, políticas públicas foram correlacionadas a fim de compreender a importância que o tema possui para a sociedade atual. A identificação das fontes foi realizada por meio dos sistemas informatizados de busca, Banco de Dados Bibliográficos do Scielo, Ministério da saúde e DSM IV. Foi utilizada como proposta metodológica uma pesquisa bibliográfica, priorizando-se a perspectiva Psicossocial, além de discussões relacionadas às abordagens da Neurociência, Cognição e Comportamento.  As principais discussões sugerem que, apesar dos avanços nos últimos anos, observamos que ainda há muito a ser melhorado.  A família é mais do que uma aliada. Ela deve ser encarada como foco de intervenção, para que seus anseios sejam acolhidos e sua sobrecarga minimizada. A pesquisa revelou que quando a família recebe o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista ficam fragilizados sem saber como agir, por esse motivo, é fundamental que a família procure além do tratamento para criança, redes de apoio e cuidado voltados para a família, compreendendo cada vez mais sobre o assunto em busca de estabelecer uma melhor convivência diante dos desafios.20 f.ptAtribuição 3.0 BrasilAUTISMOFAMÍLIACUIDADOAPOIOA atenção psicossocial aos familiares com crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autistaArtigo Científico