SIMÕES, Nara de FreitasSILVA, Maysa Duarte2024-07-032024-07-032023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44183No presente trabalho, busca-se compreender o que crianças atuantes da educação infantil, estão se manifestando mediante metodologias embasadas no ato de brincar. A escolha do tema nasceu mediante a necessidade do educador em formação compreender e dominar o “brincar”, assimilando-o como ferramenta pedagógica, visto que as brincadeiras são tão significativas e rotineiras no universo infantil, pois é brincando que os pequenos tem suas primeiras concepções sobre sociedade, e como eles intercedem a ela. Através da pesquisa de campo realizada em ambiente escolar, buscou-se perceber as perspectivas propiciadas pelo brincar, e como a criança espelhada pelo brincar aprende, interage e interfere no ambiente escolar, dessa forma essa pesquisa se baseia em salas de aula e na área externa, onde essas ações são realizadas com maior frequência. Para estruturação desta pesquisa, foi realizado um estudo descritivo, construído e fundamentado principalmente nas perspectivas e filosofias vygostikianas, e legislações vigentes a respeito da Educação Infantil contemporânea. Diante o estudo realizado, constata-se as vantagens da brincadeira para o aprimoramento da aprendizagem e da socialização infantil, bem como a relevância de proporcionar estes momentos no âmbito escolar29ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilCriança, Educação infantil, Brincar, BrinquedoO PAPEL DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEMTHE ROLE OF PLAY IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: PROMOTING DEVELOPMENT AND LEARNINGArtigo Científico