LIMA, André Luís de SouzaNEVES, Gabriel Jorge2024-06-262024-06-262024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/43452Esta pesquisa apresenta uma contextualização sobre a síndrome de burnout em profissionais da educação básica. Caracterizada como um estado físico e mental de profunda extenuação, resultante da exposição prolongada a situações emocionalmente exigentes no local de trabalho. Justifica-se este estudo pelo fato de a síndrome de burnout apresentar um grande problema, a falta de reconhecimento da doença, evidencia-se que não se trata apenas do esgotamento profissional, sendo essa uma das suas dimensões. Tendo como objetivo geral abordar as características, causas, consequências e medidas de prevenção dessa síndrome, visando alertar os profissionais e as organizações sobre sua importância no ambiente de trabalho, e como objetivos específicos: explorar os sintomas e manifestações do burnout; identificar os principais fatores de risco para o desenvolvimento do burnout; avaliar o impacto na qualidade do ensino; enumerar estratégias para prevenir ou mitigar o burnout. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica sobre a síndrome de burnout em professores de séries iniciais do ensino fundamental. Foi possível compreender diante a pesquisa que a síndrome de burnout afeta o ambiente educacional, dificultando a obtenção de objetivos pedagógicos e levando professores à alienação, desumanização e apatia. Esses fatores resultam em problemas de saúde, absenteísmo e intenção de abandonar a profissão.28ptAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilBurnoutProfessoresSaúde laboralA Síndrome de Burnout em profissionais de educação básica: uma revisão de literaturaArtigo Científico