Meurer, Sidenir NiehunsLima Junior, Luiz Cyrillo de2017-12-192020-12-022017-12-192020-12-022017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11694Ao longo das últimas décadas, o brasileiro está se habituando a se alimentar fora de casa. Contudo este hábito está fortemente relacionado ao seu poder aquisitivo, que, por sua vez, é influenciado pelo cenário econômico nacional. Após anos de crise econômica, as atuais políticas governamentais estão criando a expectativa e a tendência de recuperação econômica. A manutenção deste crescimento ao longo dos anos vindouros permite o surgimento de um ambiente favorável a investimentos no setor alimentício e demandas por bares e restaurantes. Durante a análise do ambiente externo, ao se verificar na região uma demanda não satisfeita, identificou-se uma grande oportunidade de negócio. Este Plano de Negócio descreve a previsão de funcionamento da Pìzzaria Luigi, que tem como objetivo de oferecer alimentação da culinária italiana de qualidade e preço competitivos no mercado local do bairro do Leme e arredores, na cidade do Rio de Janeiro. Do estudo do presente Plano de Negócio pode-se verificar a viabilidade da implantação do empreendimento dentro dos cenários projetados e analisando-se os aspectos: estratégico, de marketing, de operações e financeiro.61 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPlano de negócioViabilidade comercialPizzariaEmpreendimentoPlano de negócio: viabilidade de implantação de empreendimento comercial “Pizzaria LUIGI”Plano de Negócio