Dutra, RafaelAraújo, ElmirMendes, Vívian2023-06-262023-06-262023-06-19https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/33662O processo de recebimento e expedição em uma transportadora com centro de distribuição e triagem é de grande importância para o seu negócio. Alinhado ao ciclo de melhoria contínua, os erros operacionais são eliminados, a operação é otimizada, o custo reduzido e a competitividade ampliada. Este estudo de caso debruça-se sobre a análise dos processos em uma transportadora de medicamentos e produtos hospitalares que realiza coletas e distribuições em todo o Brasil, localizada em Recife-PE, por meio da identificação, execução e controle das etapas de recebimento e expedição. Utilizando-se dos métodos de mapeamento das ocorrências; identificação do problema (Causa e Efeito); e classificação das ocorrências (Pareto); BPM - Gerenciamento de processos de negócio; 5W2H e Brainstorming. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de recebimento e expedição mediante as reclamações dos clientes devido aos erros operacionais, compreender os fenômenos desses fatos e criar ações para mitigar os erros com o uso de abordagem qualitativa e quantitativa ajustada ao estudo de caso. Os resultados mostram que há a necessidade da utilização de ferramentas da qualidade e criação de um plano de ação que aponte soluções ágeis e de fácil aplicação para a área, fruto da análise deste artigo.16 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilMelhoria ContínuaCausa e EfeitoParetoRecebimentoPlano de AçãoExpediçãoTransportadoraMelhoria Contínua no Processo de Recebimento e Expedição: Um Estudo de Caso em uma Transportadora de MedicamentosContinuous Improvement in the Receiving and Dispatch Process: A Case Study in a Medicine CarrierEstudo de Caso