PRADO, Vaner José doNOBRE, Bianca FernandesGONZAGA, Guilherme Castro de OliveiraOLIVEIRA, Silmara Olegario de2023-07-072023-07-072023-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35425O ensino superior no Brasil é composto por um conjunto de instituições públicas e privadas que oferecem uma grande variedade de cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Cada instituição de ensino superior tem o poder de definir as grades curriculares de seus cursos, sendo este o documento que representa o percurso que será traçado pelo aluno, para se formar na graduação. Nesse sentido, este trabalho de conclusão de curso investiga a presença do empreendedorismo nas grades curriculares dos cursos de Engenharia de Produção no estado da Bahia. O objetivo avaliar se as matrizes curriculares dos cursos de graduação em Engenharia de Produção do estado da Bahia fornecem a capacitação necessária para que o empreendedorismo seja incorporado na atuação profissional. A pesquisa adota uma abordagem descritiva/exploratória, utilizando a estratégia do estudo de caso. A inclusão da disciplina de empreendedorismo no currículo desse curso pode trazer benefícios significativos aos estudantes, abordando temas como plano de negócios, viabilidade econômica, análise de mercado e estratégias de marketing. Essa abordagem ampliaria a visão dos futuros engenheiros de produção no contexto empresarial, além de contribuir para o desenvolvimento de pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs), visando obter melhores resultados.32ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilengenharia de produçãoempreendedorismocapacitaçãomatriz curricularAnálise da matriz curricular do curso de engenharia de produção quanto à sua preparação e capacitação para o empreendedorismo: um estudo de caso na Bahia.Estudo de Caso