Lohn, Joel IrineuSousa Cabral, Matheus Lineker2021-11-172021-11-172021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17633O presente trabalho de conclusão de curso realiza uma pesquisa sobre a fadiga e seu impacto na segurança operacional do voo, bem como explora uma ferramenta mitigatória a ser incluída na legislação brasileira atual para auxiliar os tripulantes no gerenciamento dos efeitos da fadiga. O estudo procurou compreender os efeitos causados pela fadiga no corpo humano tais como a diminuição do reflexo, aumento da taxa de erro e diminuição da performance objetiva, fatores estes que, se não gerenciados da forma correta, podem resultar em um incidente ou acidente aéreo. A ferramenta analisada foi o descanso controlado em voo que é preconizado por órgãos internacionais e utilizado em diversos países podendo ser usado como recurso secundário no gerenciamento pessoal da fadiga. A metodologia utilizada nesta pesquisa se deu através de uma pesquisa exploratória de documentos oficiais da ICAO, IATA, FAA, NTSB, ANAC, artigos científicos, websites e documentos relacionados com o tema proposto. A conclusão da pesquisa revelou que a fadiga ainda atua como fator contribuinte em acidentes e incidentes reduzindo a performance da tripulação, mesmo que de forma indireta e o descanso controlado em voo pode ser usado como uma ferramenta de uso secundário na diminuição dos efeitos da fadiga, logo contribuindo para a prevenção de acidentes aeronáuticos.This work aimed to research on fatigue and its impact on the safety of the flight, as well as to explore a mitigation tool to be included in current Brazilian legislation to assist crew members in managing the effects of fatigue. The study sought to understand the effects caused by fatigue on the human body, such as decreased reflex, increased error rate and decreased objective performance, such factors, if not managed correctly, can result in an incident or air accident. The tool analised was the controlled rest in flight, which is recommended by international agencies can be used as a secondary resource in the personal management of fatigue in several countries. The methodology used in this research was done through a exploratory research of official documents from ICAO, IATA, FAA, NTSB, ANAC, scientific articles, websites and documents related to the proposed subject. The conclusion of the research revealed that fatigue still acts as a contributing factor in accidents and incidents, reducing crew performance, sometimes indirectly, and the controlled rest in flight is presented as a secondary tool that might be used to reduce the effects of fatigue, thus contributing to the prevention of aeronautical accidents.37 f.ptAtribuição 3.0 BrasilFadigaSegurança operacionalDescanso controladoFadiga: impacto na segurança operacional e o uso do descanso controlado em vooMonografia