FERREIRA, KarenANTONIW, Kimberly2021-07-142021-07-142021-06-25https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14517O objetivo principal dessa pesquisa é estudar e analisar o cenário da mobilidade urbana da região histórica do anel central de Curitiba, em aspectos como sistema viário; da mobilidade na escala do pedestre; o impacto que o automóvel gera na mobilidade da cidade; transporte coletivo; os impactos da mobilidade nas atividades centrais e no meio ambiente. Também busca compreender a funcionabilidade dos atuais sistemas de locomoção, seus problemas e possíveis soluções. Visa destacar as vantagens do modal proposto para a requalificação, em termos de conforto, mobilidade e inserção urbana, que vêm transformando áreas urbanas degradadas em todo o mundo em áreas de grande fluxo de pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo, resultando na reintegração do espaço público e fomentando as atividades econômicas, turísticas e culturais. O propósito desse estudo é embasar o projeto de implantação de um sistema de veículos leve sobre trilhos na região central da cidade de Curitiba, preservando os conceitos sustentáveis e promovendo qualidade da mobilidade e convivência de regiões, que hoje sofrem com o fluxo massivo de automóveis e com a desapropriação do centro. Baseando-se nos pensamentos de grandes urbanistas, que observam a realidade atual de metrópoles em crescimento, a pesquisa aponta aspectos que indicam as falhas da mobilidade e as influências no sentido de pertencimento do cidadão em diversas áreas da cidade, com destaque o anel central. A pesquisa mostra as vantagens do VLT para mobilidade geral do centro; a interferência negativa do automóvel na região; a importância da requalificação do centro histórico/ turístico; e estudos de caso que embasarão o projeto de implantação do sistema no circuito definido.50ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilMobilidadeCentroMobilidade coletiva no centro urbano e histórico de CuritibaMonografia