Marson, Ana Carolina de AraújoFeitosa, Beatriz Sena2021-12-202021-12-202021-12-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20206A globalização foi o fenômeno responsável por criar nas empresas brasileiras a visualização da necessidade de abertura para o mercado internacional. O processo de internacionalização iniciou-se com as grandes companhias, mas, posteriormente, foi visto que era de possível alcance para as médias e pequenas também, que ainda não possuíam investimentos externos ou capital suficiente para tal ação. A delimitação de estratégias e criação de vantagens competitivas em relação às concorrentes foram fatores citados por John Dunning, em sua teoria do Paradigma Eclético, e possibilitou o enfrentamento a um mercado de livre concorrência. No artigo presente, tal conceito foi aplicado à empresa HCI, através do estudo de caso realizado por uma pesquisa descritiva com método qualitativo.The globalization is the responsible phenomenon to create on the brazilian companies the visualization of the necessity to open to International market. The internationalization process started with the big companies, but, posteriorly, it was seen that it was possible to reach medium and smalll too, who didn’t had external investiments ot enough capital for this action yet. The delimitation of strategies and creation of competitive advantagesin relation to competitors were facts mentioned by John Dunning, in his teory of Eclectic Paradigm, and made it possible to face a free competition market. In the present article, this concept was applied to the HCI company, through a case study carried out by a descriptive research with a qualitative method.27ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilInternacionalização de empresasParadigma EcléticoEstudo de casoInternacionalização de empresas B2C: um estudo de caso da empresa HCI – hidráulica conexões industriaisInternationalization of B2C company: a study case of HCI company - hydraulic connections industryArtigo Científico