Dero Lüdtke, DanielaSouza, EduardaLüdtke, Daniela2023-04-182023-04-182022-06-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32771Objetivo: Identificar a influência do exercício aquático sobre aspectos físicos, emocionais e sociais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa, com buscas nas bases de dados indexadas Biblioteca Virtual em Saúde, SCIELO, PUBMED e Google Acadêmico, a partir de descritores e critérios pré-selecionados. Resultados: Foram incluídos seis estudos, envolvendo crianças com idades entre 3 e 14 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de TEA. De um modo geral, diferentes intervenções aquáticas resultaram em melhora significativa das habilidades físicas e sociais de crianças com TEA. Conclusão: As propriedades físicas da água, utilizadas no âmbito terapêutico, favorecem movimentos que no solo seriam limitados e o estímulo sensorial que a criança recebe acalma e auxilia em diversas áreas da vida, com destaque para o relacionamento social e a habilidade motora.30ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAmbiente AquáticoAutismoCrianças AutistasHidroterapiaTranstorno do Espectro AutistaInfluência do Exercício Aquático em Crianças Com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma Revisão NarrativaInfluence of aquatic exercise in children with autism spectrum disorder (ASD): a Narrative ReviewArtigo Científico