Paz, Claudio DamascenoRaquel, Artur da Cruz2020-08-242020-11-292020-08-242020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9103O tema desta pesquisa é o modo na qual os indígenas são abordados nos livros didáticos de História utilizados nas redes pública e privada no município de Imbituba, Santa Catarina. A busca pela presença da figura dos nativos nos livros utilizados pelas escolas é incansável e fundamental para a representação e entendimento sobre os mesmos, principalmente no que tange sobre as suas características, sua cultura, ao longo da construção da história do Brasil. É sempre importante ressaltar as positivas mudanças na abordagem sobre os indígenas nas últimas edições dos livros didáticos, ocasionadas principalmente pelas reformulações das leis de educação. O objetivo central desta pesquisa foi analisar estas abordagens em livros manuseados nos ensinos fundamental e médio de escolas da região e os específicos foram conceituar a presença e a notoriedade dos índios durante os períodos históricos da construção do Brasil, ou seja, os períodos que equivalem ao Brasil colônia, Império e República.64 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilIndígenasLivro didáticoEducaçãoAbordagemA figura do indígena nos livros didáticos de históriaMonografia