Simiano, Luciane PandiniBernardo, Thayse Eduarda2022-11-102022-11-102022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26316O presente artigo analisa como o isolamento social atingiu o cotidiano familiar de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) incluída na educação infantil. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, que teve como instrumento de pesquisa um questionário contendo 45 (quarenta e cinco) questões, tendo como sujeitos uma criança incluída na educação infantil e sua família. Ainda, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica. Com o tema, surge a seguinte questão problema: como está organizado o cotidiano familiar de uma criança com TEA incluída na educação infantil em tempos de pandemia? Apresenta como objetivos específicos: conhecer o contexto familiar da criança com TEA na educação infantil em tempos de pandemia; investigar como a família percebe a inclusão dessa criança na Educação Infantil e identificar os limites e desafios enfrentados pela família na educação e cuidados com a criança em isolamento social. Ao conhecer o contexto familiar de uma criança com TEA inserida na educação infantil, conclui-se que diante do contexto pandemia, não obstante o receio enfrentando pela família no sentido de não ver o desenvolvimento diário de sua criança, conforme proporcionado pela frequência regular em instituição educativa, esta buscou soluções alternativas, investindo nos vínculos com todas as famílias e na adaptação das propostas para todas as crianças, levando, assim, a família pesquisada a se sentir incluída.18 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação infantilAutismoInclusãoEducação infantil na perspectiva inclusiva: notas sobre o cotidiano familiar de uma criança com transtorno do espectro autista em tempos de pandemiaArtigo Científico