Rosa, Josélia EuzébioBraga, Jéssica de Godoy2018-07-102020-11-292018-07-102020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10022Investigou-se o conteúdo e o procedimento de ensino expresso nas manifestações de estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, durante resolução de problemas sobre adição e subtração. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso. Para auxiliar a coleta dos dados, os instrumentos utilizados foram: diário de campo e gravador de áudio e vídeo. Adotou-se o Materialismo Histórico-Dialético como base orientadora das reflexões apresentadas, desde a delimitação do objeto de estudo, as etapas de apreensão da realidade investigada até a análise dos dados, com foco para o problema da conduta fossilizada. Em consonância com o método de pesquisa adotado, no decorrer do artigo, o referencial teórico não está separado da apresentação e análise dos dados, mas em unidade dialética, ou seja, de modo inseparável. Durante a resolução de quatro problemas sobre adição e subtração, e refletiu-se sobre algumas possibilidades de superação das limitações detectadas com base na proposição davydoviana de ensino. Concluiu-se que o conteúdo e o procedimento de ensino revelados nas manifestações dos estudantes sobre resolução de problemas de adição e subtração são predominantemente empíricos.21 f.pt-BRAttribution-NonCommercial 3.0 BrazilEducação matemáticaResolução de problemasAdição e subtraçãoConteúdo e procedimento de ensino sobre problemas de adição e subtração: uma análise a partir das manifestações dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamentalArtigo Científico