Cardoso, Jorge Alexandre NogaredBiondo, Marcia Eliza Salame2023-07-032023-07-032023-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/34591A inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) nas escolas regulares é um tema polêmico, pois essas pessoas sempre foram vistas como incapazes, estando sempre à margem da sociedade. Os debates evoluíram e não se concebe mais discursos preconceituosos e, muito menos, a não aceitação de qualquer tipo de deficiência nas escolas. O presente artigo tem como modalidade de pesquisa o relato pessoal, enriquecido pela pesquisa bibliográfica em artigos científicos que abordam o tema em questão. O objetivo é relatar as experiências pessoais envolvendo a avaliação da aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva e buscar na literatura qual a melhor maneira de conduzir essa avaliação. Com o presente estudo, foi possível concluir que o caminho principal para o êxito de uma avaliação inclusiva passa pela aceitação do sistema educacional como um todo, respeitando, aceitando e incluindo as PcD, vendo-as como cidadãos capazes, com direito à escola e à cidadania.14ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAvaliaçãoEducação inclusivaRelato pessoalAvaliação da aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva: depoimento pessoalArtigo Científico