Andrade, Lucimara SchambeckPereira, Igor Patricio2020-12-082021-08-042020-12-082021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15389Atualmente na área da engenharia e arquitetura, os projetos são apresentados para os clientes em planta baixa e algumas imagens em 3d, poucas empresas vão além desse tipo de apresentação. Nesse trabalho, o foco é a demonstração de um imóvel em realidade virtual com uma imersão parcial, onde o usuário pode alterar em tempo real as cores das paredes do imóvel e verificar as instalações elétricas. Para isso foi utilizado o software Unreal Engine 4, que é um motor gráfico criado para jogos, que possui muita qualidade visual e diferente de muitos outros programas, não precisa saber tanto de programação, pois possui um meio chamado blueprint, que é um script visual muito intuitivo. A UE4 realiza muito bem o objetivo do trabalho por não ser muito complexa e sua modelagem muito simples de fazer, com essa ferramenta pode-se desenvolver um projeto virtual de uma casa, com opção de serem visualizadas as instalações através de óculos de realidade virtual, tendo como resultado a imersão parcial à realidade virtual, estimulando o sentido visual do usuário.58 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilArquiteturaProjetosVirtualRealidade Virtual Aplicada na EngenhariaMonografia