Schroeder, FannyInoue, Juliana Tiemi2022-12-072022-12-072022-12-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27525No desenvolvimento da inclusão na educação regular, muito se pensa em ações e atividades para o recebimento de crianças especiais no ambiente escolar, porém pouco se pensa sobre a sala de aula, como um ambiente de extrema importância que fará parte da rotina do aluno. Com isso, este trabalho tem como finalidade de desenvolver com base teórica e projetual, sobre a criação e adaptação de ambientes para uma educação de qualidade ao ensino infantil, de forma inclusiva para que todo e qualquer indivíduo possa usufruir de forma independente. Ferramentas que utilizaremos para projetar ambientes acessíveis, através do Design Universal, com iluminação natural e ergonomia. Concluímos que é possível construir um ambiente escolar acessível a qualquer criança, independentemente de suas capacidades motoras, mentais e físicas, permitindo que as atividades rotineiras, sejam feitas de forma autônoma e inclusiva, através da ergonomia na arquitetura55ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilArquitetura EscolarAcessibilidade UniversalEducação InfantilArquitetura escolar: Construindo espaços para inclusão na educação infantilMonografia