Larry Rivoire Junior, LarryMarcos D'ávila Piantá, Marcos2022-07-252022-07-252022-07-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25213Esse trabalho procurou verificar as condições de irregularidade longitudinal que buscam o conforto e trafegabilidade na rodovia, demonstrando os valores mínimos que são considerados dentro do percurso e o motivo pelo qual necessitamos realizar esse tipo de monitoramento de forma gradual, para evitar a ocorrência de acidentes. Durante esse processo de leituras de irregularidade longitudinal, foram realizados levantamentos antes e após intervenções no pavimento para entender se os resultados apresentariam de fato uma melhora significativa em termos de valores mínimos que são exigidos no Programa de exploração da Rodovia (PER) e assim possibilitar melhores condições para os condutores. Ao final desse trabalho foi evidenciada a melhoria nesses dados levantados com relação ao período inicial em comparação ao levantado após a realização das intervenções, nos mostrando uma boa melhoria nos dados e também a necessidade de avaliar esses índices para manter sempre o conforto e boa trafegabilidade dos condutores na rodovia.47ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilIrregularidade Longitudinal, confortoAnálise do conforto na rodovia br-290, entre Porto Alegre e Osório/RS (freeway) antes e após intervenções na via, medido através de irregularidade longitudinal (iri) por meio de perfilômetro laserNALYSIS OF COMFORT ON ROAD BR-290, BETWEEN PORTO ALEGRE AND OSÓRIO/RS (FREEWAY) BEFORE AND AFTER INTERVENTIONS ON THE ROAD, MEASURED THROUGH LONGITUDINAL IRREGULARITY (IRI) USING A LASER PROFILOMETEREstudo de Caso