Barbosa, DaniloRibeiro, Gabriel Lobo Pereirada Silva, Juliani Aparecida2023-07-032023-07-032023-06-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/34675Introdução: podemos considerar a síndrome de Down, como uma condição genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois. Por isso, também é conhecida como trissomia do cromossomo 21. Observa-se também o comprometimento cognitivo, físico e endócrino, variando a gravidade de indivíduo para indivíduo. Objetivo: analisar os efeitos do treinamento de realidade virtual sobre a síndrome de Down através de uma revisão integrativa com artigos publicados nos últimos 5 anos. Metodologia: o presente estudo utilizou as seguintes palavras chaves: Down syndrome e virtual rehabilitation. As bases de dados que foram utilizadas SCIELO (Scientific Electronic Library Online), PUBMED (National Library of Medicine and National Institutes of Health), PEDRO (Physiotherapy Evidence Database), Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). Resultados: a busca ativa apontou 60 artigos dos quais, Scielo 0 artigos, Pedro 1 artigo, PubMed 11 artigos, Periódicos CAPE 25 artigos, BVS 20 artigos e BDTD 3 artigos. Sendo assim, os mesmos foram analisados previamente e 14 artigos estavam duplicados, ou seja, presentes em mais de uma plataforma de dados, e 46 foram selecionados nessa primeira etapa. Considerações Finais: diante do exposto foi observado o papel relevante da reabilitação virtual na síndrome de Down, pois através das atividades diversificadas dos jogos oferece uma grande variedade de estímulos que são fundamentais para o desenvolvimento corporal e fisiológico da criança com síndrome de Down.15 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilSíndrome de DownReabilitação VirtualA intervenção da reabilitação virtual na síndrome de Down: revisão integrativaThe intervention of virtual rehabilitation in Down syndrome: integrative reviewMonografia