ZAMPARETTI, Bruna CataneoPIRES , Sandy BeckerSERAFIM, Beatriz Pereira2024-06-212024-06-212024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/43006Os desastres ambientais globais estão se tornando cada vez mais frequentes. A devastação dos ecossistemas terrestres e marinhos resultante das ações antrópicas no último século fez com que a questão ambiental fosse frequentemente discutida entre as potências mundiais, fazendo com que a Educação Ambiental (EA) surgisse como um instrumento de sensibilização da sociedade para o meio ambiente. Neste artigo, avaliamos a aplicação da Educação Ambiental por meio dos órgãos ambientais municipais em oito escolas, divididas igualmente entre os municípios de Braço do Norte e Imbituba, na região Sul do estado de Santa Catarina, Brasil. Foram efetuadas oito entrevistas estruturadas com gestoras de escolas municipais. A análise dos dados foi realizada de forma quali-quantitativa, com cálculos e análise comparada das respostas. Este estudo contribuiu para o entendimento dos fatores limitantes na implementação da EA, apoiando o desenho de estratégias mais assertivas para seu melhoramento. De acordo com os dados analisados, os órgãos ambientais municipais estão aplicando parcialmente a Educação Ambiental nas escolas municipais de Braço do Norte e Imbituba, uma vez que houve uma grande lacuna na questão da ausência de capacitação de recursos humanos. Na ótica das gestoras, a existência de outras prioridades e a falta de profissionais especializados para ministrar as atividades realizadas são as problemáticas encontradas na implementação da EA por parte dos órgãos ambientais municipais.26ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazileducaçãoescolas municipaisórgãos ambientais municipaisproblemasA educação ambiental nas escolas de Braço do Norte e Imbituba (Santa Catarina, Brasil) sob a ótica de gestoras escolaresEnvironmental education at schools of Braço do Norte and Imbituba (Santa Catarina, Brazil) from the perspective of school managersArtigo Científico