Silva, Márcio Antônio daPereira, Julia Mayumi Ubagai2021-06-222021-06-222021-05https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13435O fluxo migratório de brasileiros para o Japão iniciou-se no século XX e continua até os dias de hoje. O objetivo deste artigo é compreender a história da imigração nipo-brasileira, apresentar as dificuldades enfrentadas por essa comunidade no que diz respeito à educação de seus filhos em contexto de dificuldades culturais e identitárias e conhecer as estratégias adotadas por ambos os governos, para proporcionarem melhores condições educacionais para essas crianças. Para alcançar tais objetivos, realizamos uma pesquisa qualitativa, analisando documentos governamentais e depoimentos de quatro professores para entender o problema e, assim, tentar diminuir os impactos negativos que afetam o processo educativo das crianças e apresentar propostas para que crianças descendentes tenham o apoio de profissionais capacitados. Nesse sentido, a pesquisa terá o apoio de pesquisa bibliográfica pertinente. Através dessa pesquisa, concluímos que a educação sempre foi um assunto importante para a comunidade nipo-brasileira e os familiares precisam estar envolvidos em todo o processo educacional do filho, priorizando a educação e tomando decisões que possibilitem um bom desempenho escolar dos filhos. Este estudo baseia-se em interesse pessoal sobre a questão, já que a autora, de ascendência japonesa, experienciou essa vivência.23 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação nipo-brasileiraImigraçãoCulturaIdentidadeEscolas japonesasHistória da educaçãoDificuldades na educação de nipo-brasileiros: do início da imigração aos dias atuaisArtigo Científico