Rauen, Fábio JoséLaureano, Danilo DutraFernandes, Giséli de Oliveira2023-07-102023-07-102023-06-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35511As Duolingo Histórias do curso de inglês para falantes de português são esquetes de temas do cotidiano contendo exercícios objetivos para desenvolver habilidades de compreensão oral e escrita do idioma-alvo. Neste trabalho de conclusão de curso, utiliza-se a teoria da relevância de Sperber e Wilson (1986, 1995) como ferramenta descritivo-explanatória para examinar as habilidades cognitivas necessárias para os aprendizes processarem os exercícios das dez primeiras histórias da versão iOS de 15 de outubro de 2022 da plataforma. O objetivo é identificar e compreender as habilidades cognitivas específicas demandadas pelos exercícios e como elas são utilizadas nesse processamento. Replicando os resultados de Nascimento (2021), as evidências apontam que a plataforma propõe interpretações que extrapolam a decodificação de enunciados do idioma-alvo, e demandam pelo desenvolvimento de suas formas lógicas (explicaturas) e, a partir desses explicaturas tomadas como premissas implicadas, pela projeção de conclusões implicadas (implicaturas).32 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilPragmática cognitivaTeoria da relevânciaEnsino on-line de idiomasHabilidades de língua inglesa em exercícios de dez duolingo histórias: análise orientada pela relevânciaMonografia