Cardoso, DarleteInês, Juliana Bittencourt2019-03-012020-11-292019-03-012020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9160Além de espaços para comunicação, interação e expressão, as redes sociais são transformadas em ferramentas de ativismo social. A partir desta perspectiva, o presente artigo avalia com que propósito os usuários da rede social Twitter utilizam a hashtag #MeToo verificando se é usada para mobilização e engajamento à campanha ou críticas, comparando o número de usuários homens e mulheres. Os métodos utilizados para análise foram a pesquisa qualitativa e quantitativa de descrição, com a técnica do estudo de caso. A fundamentação teórica, que apoia as análises, passa pela cibercultura, a comunicação mediada por computador e as redes sociais, além da problemática do assédio sexual. Os resultados aqui observados mostram que a hashtag #MeToo abrigou diferentes tipos de manifestações e, além disso, proporcionou que a problemática do assédio fosse pautada e discutida com uma nova ênfase.31 fpt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilCiberculturaTwitter#MeTooAtivismo socialAssédioMobilização e engajamento: estudo de caso da hashtag #MeToo na rede social TwitterArtigo Científico