Silva, Cláudio Henrique daCitadin, Daniara Regina2017-12-132020-11-282017-12-132020-11-282017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7791Em meio a um mercado competitivo no mundo digital, unir as estratégias de negócio e os fundamentos e a empatia do design são fundamentais. Segundo Royo (2008) um site é praticamente um produto da empresa também, visto que é a porta de entrada do negócio e tem uma importância fundamental na jornada do usuário e na experiência como um todo. Portanto, olhar para um site como sendo algo dinâmico e não mais estático norteia a ideia de otimização de páginas e elementos em busca de melhores resultados. Sendo assim o estudo realizado teve como objetivo promover o redesign de interface da langing page de demonstração do Sienge, o Software de Gestão da Indústria da Construção. Buscando melhorar os resultados das métricas definidas junto a experiência do usuário. Os objetivos específicos são compreender os elementos que compõe a experiência do usuário em uma interface, como: arquitetura da informação, usabilidade, design de interação, Gestalt e neuro webdesign aplicados à interface. Entender e descrever o comportamento do usuário no seu fluxo atual de navegação e interação com a página. E a identificação dos problemas de design na interface atual para que se consiga ter, com base em dados qualitativos e quantitativos, soluções a serem implementadas e testadas. Tendo como resultado quantitativo o aumento do engajamento da página e a taxa de conversão e qualitativo uma melhoria em usabilidade, arquitetura da informação e interface visual. Para conseguir atender estes objetivos, foi utilizado a metodologia Lean UX, uma metodologia que uni as necessidades de um profissional alinhado aos objetivos da empresa com uma cultura ágil, as experimentações rápidas que gerem aprendizados e pensamento e processo de design thinking para criar soluções. A metodologia parte da criação de hipóteses embasadas através de pesquisas quantitativas e qualitativas, depois a criação da solução de interface baseada nestas hipóteses que tenham mais impacto nos resultados para assim rodar testes entre a nova interface e a interface antiga, e por fim, análises e feedbacks de usuários para entender se a solução foi efetiva, se os objetivos foram alcançados e o que se aprendeu com essa experimentação e quanto ao comportamento dos usuários. Os resultados obtidos neste estudo foram bastante satisfatórios por atender os objetivos definidos e por unir as necessidades identificadas dos usuários com as necessidades do negócio que visa o aumento do número de vendas. Sendo assim, a solução desenvolvida impacta positivamente para mais e melhores leads no processo de vendas. Com a realização de testes de usabilidade, testes de compreensão e análise heurística, os usuários afirmaram a melhoria tanto de usabilidade no preenchimento do formulário da página quanto na experiência que tiveram com a interface em geral. Muito mais confiantes e seguros do que deviam fazer. E quanto a taxa de conversão, que é uma métrica fundamental em marketing digital e processo de vendas, a melhoria também foi bastante significativa e este resultado foi visível através de testes A/B e melhorias contínuas de acordo com os feedbacks dos usuários. Portanto, este estudo conseguiu ser eficiente nos resultados da empresa e respeitando as necessidades dos usuários que muitas vezes acabam sendo ignoradas ou tratadas sem pesquisa e empatia no ambiente profissional. Mostrou também como o designer tem essa responsabilidade de manter o equilíbrio e apresentar soluções que prevaleçam os dois lados resultando em soluções centradas no usuário.116 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilWeb designDesign de experiênciaNeuro webdesignLanding pageTaxa de conversãoRedesign de interface de landing page: um estudo de caso do site siengeMonografia