YANAGIHARA , GabrielaMARTINS , DouglasLOPES , Larissa Fernanda SouzaMURTA, Gilberto BarretoFIUZA, Mayra TallitaTEIXEIRA , Iolanda de Almeida2024-07-012024-07-012024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/43971Unidade Curricular (UC)Estima-se que cerca de 1% da população mundial apresenta algum grau de TEA. Os indivíduos com TEA, apresentam sérias dificuldades no desenvolvimento motor, tendo em vista que boa parte das habilidades motoras, como coordenação motora fina, equilíbrio e marcha, dependem da interação com o meio no qual o indivíduo está inserido e o grau de influência sobre ele. O objetivo deste estudo foi investigar o impacto da Fisioterapia nas habilidades motoras de crianças com TEA. Para isso, foram realizadas análises de como algumas intervenções fisioterapêuticas influenciam a aquisição de habilidades motoras nessas crianças. Este estudo consiste em uma revisão narrativa da literatura, de natureza qualitativa e descritiva, conduzida por meio de uma pesquisa de artigos no banco de dados da plataforma PEDro e Scielo. A busca resultou em 4 artigos analisados, que têm em comum a avaliação da eficácia de diferentes intervenções fisioterapêuticas pela busca de uma maior autonomia na aquisição de habilidades motoras em crianças com TEA. Conclui-se que a Fisioterapia através das mais variadas técnicas e práticas físicas, pode influenciar positivamente na aquisição de habilidades motoras de crianças com TEA.20ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilautismohabilidades motorasdesenvolvimento motorEfeitos da fisioterapia na aquisição de habilidades motoras em crianças com autismoMonografia