Junckes, Rosani CasanovaMattos, Maria Candida2018-08-222020-11-292018-08-222020-11-292017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10076O presente trabalho tem como objetivo mostrar como se dá à inclusão de um aluno cadeirante em escola regular de ensino. Busca através de questionário direto aos envolvidos, professor, aluno cadeirante e cuidador, perceber com está sendo vivenciada essa realidade, bem como sua relação com os colegas e como se faz os saberes pedagógicos com um aluno cadeirante. Para dar suporte teórico, foi feito pesquisa em livros e sites da internet, sobre assuntos que envolvem as dificuldades dos sujeitos envolvidos. Foi pesquisado ainda, sobre meios de acessibilidade, como rampa, elevador e plataforma elevatória, bem como suas medidas adequadas. Sobre o papel do professor e currículo, o embasamento teórico foi construído a partir de leitura de autores que tratam o assunto, como GUEBERT (2007) e outros autores e o portal do MEC e site oficial da prefeitura de Curitiba22 fpt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilCadeiranteAcessibilidadeInclusãoInclusão do aluno cadeirante e seus desafios em sala de aula regularArtigo Científico