SÍGOLO, LETÍCIA MOREIRABezerra, Eliana souza2023-01-112023-01-112022-11-09https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31084Mudanças recentes na estrutura legal do sistema educacional brasileiro trouxeram a exigência do atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino regular, demandando revisões importantes nos edifícios escolares. Assim, esta pesquisa teve por objetivos identificar características e fatores do espaço escolar que afetam positivamente e/ou negativamente o processo de ensino-aprendizagem e de inclusão de estudantes com TEA, com base na escuta de familiares e profissionais que trabalham com autismo. Pretende-se, deste modo, contribuir para o debate sobre essa temática, problematizando o processo de elaboração de programas de necessidades arquitetônico. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica de caráter multidisciplinar, entrevistas e análise temática ou categorial, visando compreender especificidades de crianças com TEA, bem como percepções e sugestões frente às barreiras arquitetônicas presentes nos edifícios escolares, as quais comprometem a inclusão deste grupo. Espera-se que essa pesquisa forneça subsídios para a elaboração de programas de necessidades arquitetônicos e estratégias projetuais para a inclusão com qualidade de pessoas com TEA no ensino regular, contribuindo para a construção do ambiente social dos projetos de inclusão escolar.232 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilArquitetura escolarPrograma Arquitetônico para inclusãoAutismoReflexões e Contribuições para Espaços Escolares com Vistas à Inclusão da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)Reflections and Contributions for School Spaces with a View to the Inclusion of People with Autistic Spectrum Disorder (ASD)Dissertação