Medeiros, JaciraRamos, Daniel Mann2022-11-102022-11-102021-07-02https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26302Resumo: Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem diversas dificuldades em adentrar ao mercado de trabalho. Os dados demonstram que cerca de 85% (oitenta e cinco por cento) dos adultos com autismo estão desempregados. Sendo assim, este artigo possui o intuito de verificar se as escolas dos Municípios de Jaguaruna e Tubarão contemplam em suas propostas pedagógicas ações que preparam o autista para o mercado de trabalho durante ou após o ensino médio. Para que o objetivo primordial fosse alcançado, foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar como os professores e a equipe pedagógica escolar intervêm no processo de inserção de alunos com Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho; examinar os entraves para a inserção das pessoas com autismo no mercado de trabalho e relatar as principais dificuldades encontradas por pessoas com Transtorno do Espectro Autista que estão inseridas no mercado de trabalho. Assim, utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, mediante a aplicação de um questionário para 10 (dez) profissionais de instituições escolares e de uma entrevista gravada com uma pessoa com autismo. Com a análise, conclui-se que as instituições escolares, além dos conhecimentos acadêmicos, buscam desenvolver práticas que auxiliam na autonomia e independência desses sujeitos, contribuindo para o processo de empregabilidade. Assim, diante das dificuldades que as pessoas com autismo precisam enfrentar para se inserirem no mercado de trabalho, faz-se essencial que a família, as escolas e as instituições de educação especial trabalhem continuamente, contribuindo para o seu desenvolvimento.16 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAutismoInclusãoEscolaMercado de trabalhoA preparação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista para o mercado de trabalhoArtigo Científico