Cardoso, JorgeBerndt, Renata2021-07-062021-07-062021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14029Este artigo destaca aspectos da Pedagogia Logosófica, amparada pela Ciência Logosofia, em relação ao que ela traz sobre um efetivo educar para a vida, tendo como base algumas bibliografias do autor Carlos Bernardo González Pecotche, criador da Logosofia e artigos de investigadores sobre o tema. Tem o intuito de investigar, dentro da concepção logosófica, como unir os conteúdos curriculares regulares com conteúdos que foquem na formação integral dos seres, preparando-os para a vida de cidadãos, para além da vida acadêmica. Para tanto, as etapas desta pesquisa compreendem revisão bibliográfica, aprofundamento do tema e levantamento dos benefícios e desafios que a Pedagogia Logosófica apresenta na missão de educar além dos currículos regulares. A pesquisa apresenta um questionário respondido pela diretora do Colégio Logosófico de Florianópolis e duas docentes. O artigo se encerra apresentando a importância de estimular nas crianças e nos próprios docentes o conhecimento de si mesmo, seus pensamentos, e sentimentos e o cultivo de valores essenciais para a vida.17 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPedagogia LogosóficaEducar para a vidaConhecimento de si mesmoA pedagogia logosóficaLogosophical pedagogyArtigo Científico