Roecker, RejanePereira, Otávio Vieira2020-08-112020-11-292020-08-112020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10848O objetivo geral do presente trabalho é analisar o coeficiente de inteligência cultural dos gestores no processo de internacionalização de duas empresas situadas na região Sul Catarinense. Para chegar a este objetivo, são realizados estudos sobre o que é coeficiente de inteligência cultural, suas raízes (neste caso a teorias das inteligências múltiplas), o que é internacionalização, estratégias de internacionalização, teorias de internacionalização, teorias de âmbito econômico e comportamental e o desenvolvimento das empresas chamadas de Born global. A presente pesquisa usa de uma metodologia de pesquisa aplicada, descritiva, utilizando-se uma abordagem qualitativas e realizando um estudo de caso das empresas Hospedin e Servitech. Demonstra-se também que as empresas estudadas apresentam uma série de características decorrentes das teorias comportamentais, principalmente a teoria do empreendedorismo internacional e a teoria da Born Global. Sendo que ambas teorias explicam que o desenvolvimento das empresas está destinado as visões e atitudes de um empreendedor. Desta forma o presente trabalho utilizando-se de análises verificou a eficácia dos gestores como indivíduo determinante na internacionalização de suas empresas. Propõem-se também o presente projeto em medir o coeficiente cultural (de acordo com o instrumento de pesquisa aplicado) dos gestores envolvidos e verificar se um nível alto de coeficiente cultural pode ser um fator de relevância para as visões e atitudes adotadas pelos empreendedores onde suas características foram determinantes para a criação e desenvolvimento de suas empresas. Conclui-se então que a presente pesquisa analisou o nível de coeficiente cultural dos gestores das empresas Servitech e Hospedin e sua relação com o processo de internacionalização da sua empresa.61 f.pt-BRAttribution 3.0 BrazilInternacionalizaçãoInteligência culturalSul catarinenseInteligência cultural aplicada a internacionalização de duas empresas da região Sul catarinenseMonografia