Reis, MariléiaSilva, Raquel da2024-08-302024-08-302006-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/45634Esta dissertação tem como proposta a descrição da realização de um curso sobre os princípios do sistema alfabético do português do Brasil, mais especificamente, sobre a conversão do fonema /s/ em contextos competitivos, com base em Scliar-Cabral (2003ª, b), com carga horária de 20 horas, ministrado em regime de formação continuada, ofertado a 16 docentes que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Criciúma (SC). O curso foi constituído de três estágios: aplicação de um pré-teste, que se caracteriza como uma atividade diagnóstica dos conhecimentos dos docentes sobre o tema; desenvolvimento do curso; e aplicação de um pós-teste. Situa-se na interface de duas áreas do conhecimento: de um lado, os pressupostos teórico-metodológicos que subsidiam os princípios do sistema alfabético do português do Brasil sobre a conversão do fonema /s/ em contextos competitivos, com base em Scliar-Cabral (2003ª, b), em que é evidenciada a importância de conhecimentos lingüísticos e psicolingüísticos nos estudos ortográficos do português do Brasil; de outro lado, a concepção de alfabetização e letramento que norteia os pressupostos teóricos da Proposta Curricular de Santa Catarina (1998; 2005). Os resultados evidenciam que embora os docentes investigados tenham apresentado carência teórico-metodológica sobre a conversão do fonema /s/ em contextos competitivos, essa carência pôde ser amenizada com o curso ministrado. Daí a urgência de que outros tempos e espaços de estudo sejam oferecidos: há que se reavaliar e se reformular o processo de formação dos docentes, tanto nos cursos de graduação como nos cursos de formação continuada, incluindo, nos currículos, o estudo sobre os princípios do sistema alfabético do português do Brasil.158ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilConversão do fonema /s/ em contextos competitivosFormação docenteEnsino da línguaA conversão do fonema /s/ em contextos competitivos: um estudo exploratório com professores do ensino fundamentalDissertação