Monteleone, Thiago ViniciusPastorello, PedroFranco, Milene2021-12-162021-12-162021-11-26https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19693Relações parassociais são relações unilaterais estabelecidas entre figuras presentes em conteúdo de entretenimento e sua audiência, que são percebidas de formas diferentes entre seus participantes, com a audiência tendo uma falsa sensação de proximidade direcionada à figura midiática. O objetivo do presente trabalho foi de identificar se existem relações significativas entre a intensidade da relação parassocial formada com a figura midiática e a forma como o indivíduo percebe e interage com as informações propagadas por ela. A amostra foi composta por 66 participantes maiores de 18 anos e que possuem um influenciador favorito. Foram levantados dados acerca do uso de mídias sociais, da percepção de informações antes de compartilhá-las e sobre a relação dos participantes com figuras midiáticas nas redes sociais utilizando um instrumento, a Escala de Interação Parassocial (Auter & Palmgreen, 2000) e 3 questionários criados pelos pesquisadores.35 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilfake newsinfluenciador digitalmídias sociaisrelação parassocialRelações Parassociais e o Compartilhamento de InformaçõesArtigo Científico