Junior, EdmilsonPereira, EmillySilva, GabrielAmorim, Tauana2023-07-012023-07-012023-06-19https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/34553INTRODUÇÃO: A Síndrome de Down é caracterizada por uma alteração genética ocasionada pela presença de um cromossomo extra no par 21. Existem três tipos principais da Síndrome: Trissomia 21 simples, translocação e mosaico. Pessoas com síndrome de Down podem apresentar diversas alterações e comorbidades modificando estruturas e funções, dentre elas estão: deficiência intelectual, alterações cardíacas congênitas, doenças respiratórias, hipermobilidade, fraqueza muscular e acentuada hipotonia. O fisioterapeuta tem como função criar mecanismos e atividades de forma precoce para que as crianças com SD possam desenvolver habilidades como andar, correr e brincar, além de prevenir complicações que possam ocorrer futuramente. METODOLOGIA: Este trabalho foi construído através da análise de estudos que foram publicados dentro do período de 15 anos. Foram retirados de plataformas como Scielo, PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, revistas, periódicos e pesquisas que abordassem a temática estabelecida para a produção deste artigo. OBJETIVO: Partindo de uma análise sistemática, este artigo tem como objetivo discutir acerca da importância da abordagem fisioterapêutica na estimulação precoce em crianças com SD. CONCLUSÃO: A partir da investigação realizada neste estudo, conclui-se que a intervenção fisioterapêutica precoce em crianças com SD tem resultados significativos, pois favorece a aquisição de habilidades, gera estímulos, melhora o desempenho motor e evita complicações.17 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilFisioterapiaCromossomoCriançasA importância da estimulação precoce em crianças com Síndrome de Down a partir da abordagem fisioterapêuticaThe importance of early stimulation in children with Down Syndrome from phisyotherapy approachArtigo Científico