Mayer, Beatrice Maria Zanellato FonsecaRampinelli, Juliana2017-07-202020-11-292017-07-202020-11-292017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10652O presente estudo apresenta os segmentos de mercado para a efetivação da expansão no âmbito internacional da empresa Rampinelli Alimentos nos próximos anos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e descritiva que aborda em seu referencial teórico temas que tratam da seleção de mercados e segmentação internacional, e é definida quanto aos seus procedimentos metodológicos como estudo de caso. Por meio da análise de Cluster foi possível segmentar os mercados para a apresentação da proposta de expansão da empresa. A análise de dados resultou na apresentação de quatro clusters, nos quais são apontados os mercados que possuem alta atratividade e acessibilidade, ou seja, que apresentam características potenciais para a concretização do processo de expansão da empresa, foram apresentados ainda os mercados com média e baixa atratividade e acessibilidade, e os mercados de linha de corte. Como resultado do estudo, os mercados identificados como potenciais para a efetivação do processo de internacionalização no curto prazo foram: Saint Pierre e Miquelon; Enguia; Chile, Uruguai, Guiana, Ilhas Malvinas; Islândia, Suíça, Sérvia, Albânia.; Cazaquistão.; Israel, Omã, Iraque; Argélia, Egito; Suazilândia, Namíbia, Botswana, Senegal, Gana, Sudão do Sul, Zâmbia, Serra Leoa, Quênia, Chade, Gana, Guiné, Congo, Lesoto, Uganda, Benin, Malawi; Camboja, Indonésia; Myanmar, Paquistão; Coreia do Sul; Kiribati, Ilhas Marshall, Ilha Christmas, Ilha Norfolk. Por fim, sugere-se à empresa Rampinelli Alimento a realização de uma pesquisa de mercado, a fim de complementar os resultados apresentados por esse estudo por meio da análise de Cluster, buscando compreender de forma aprofundada as características do mercado consumidor dos países alvo.78 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilInternacionalizaçãoRampinelli AlimentosClustersSeleção de mercados internacionaisSegmentação de mercadosExportação de arrozSegmentação de mercados internacionais para expansão da empresa Rampinelli alimentosMonografia