Maliska, Maurício EugênioMaciel, Thais Rosa2016-11-302020-11-292016-11-302020-11-292010https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10287Esta pesquisa propõe investigar alguns elementos referentes às intervenções psicanalíticas com crianças. Diante disso, apresenta como objetivo geral, caracterizar as intervenções psicanalistas com crianças; e como objetivo específico, descrever os conceitos teóricos psicanalíticos, as técnicas e a intervenção psicanalítica propriamente dita. Para alcançar esses objetivos, foram realizadas entrevistas com quatro psicanalistas com experiência na prática clínica da psicanálise. A pesquisa classifica-se como exploratória, de caráter qualitativo, com delineamento de estudo de campo. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento a entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados através de categorias elaboradas a partir dos objetivos da pesquisa e do conteúdo das entrevistas, sendo fundamentado através de referencial teórico. Na análise dos dados, puderam-se identificar três categorias relacionadas a conceitos teóricos, técnicas e intervenções psicanalíticas. De acordo com os conceitos teóricos, observaram-se três elementos importantes para a constituição do sujeito: função paterna, teoria da sexualidade e linguagem. No que se refere às técnicas psicanalíticas, foi identificado a escuta analítica, o brincar e outros recursos. Por fim, a intervenção psicanalítica apresentou as seguintes categorias: ato de brincar, o manejo da transferência e a participação dos pais. Ao longo da análise, verificou-se que a constituição do sujeito está atrelada à perda do objeto de desejo; esta perda significativa é fundamental para a sua constituição. Foi possível, então, concluir que a intervenção psicanalítica com crianças é construída através do ato de brincar que se passa na transferência, utilizando os conceitos de função paterna, teoria da sexualidade e linguagempt-BRAcesso AbertoPsicanáliseCriançasIntervenção psicanalítica com criançasMonografia