FUCILINI, MauroCRUZ, Clara Oliveira da2024-01-252024-01-252023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41011UX Design ou design de experiência do usuário é a disciplina do design responsável por pensar e desenvolver meios em que o produto ou serviço em questão, seja utilizado da melhor maneira possível. Um dos fundamentos que compõem Design UX é a acessibilidade, um dos elementos de maior relevância nos meios de comunicação hoje em dia, já que vivemos em uma sociedade que preza cada vez mais pela inclusão. Neste trabalho de conclusão de curso, foi realizada uma pesquisa com alunos e uma avaliação do recurso de libras da plataforma Ulife, com base em um dos fundamentos de UX Design, acessibilidade em UX, em prol de alunos surdos, agrupando tais fundamentos em tópicos explicativos. Ao final deste artigo, é apresentada a análise da experiência do usuário ao utilizar o recurso de libras do portal do aluno Ulife, destacando sua importância.UX Design or user experience design is the design discipline responsible for thinking about and developing ways in which the product or service in question is used in the best possible way. One of the fundamentals that make up UX Design is accessibility, one of the most relevant elements in the media today, as we live in a society that increasingly values inclusion. In this course conclusion work, a survey was carried out with students and an evaluation of the Libras resource of the Ulife platform, based on one of the fundamentals of UX Design, UX accessibility, in favor of deaf students, grouping such fundamentals into explanatory topics . At the end of this article, an analysis of the user experience when using the Libras resource on the Ulife student portal is presented, highlighting its importance.30ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilacessibilidadeanálisedesign UXUX design: uma análise da experiência do usuário ao utilizar o recurso de libras no portal UlifeUX design: an analysis of the user experience when use the libras resource on the Ulife portalArtigo Científico