BITENCOURT, Rafael MarianoPEREIRA, Pablo Michel Barcelos2024-04-112024-04-112024-03https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/42038Introdução: Estudos realizados no Brasil e no mundo relatam que os povos indígenas são mais vulneráveis a epidemias devido às suas particularidades nas condições sociais, econômicas e de saúde. Logo, conhecer o impacto psicológico que a COVID-19 deixou nesses indivíduos se faz essencial. Objetivo: Comparar a incidência de condições psicopatológicas entre indígenas da etnia Ticuna que foram e não foram infectados pelo vírus SARS-CoV-2. Métodos: A metodologia utilizada foi um estudo de coorte mista e dinâmica. Os participantes do estudo foram 312 indígenas da etnia Tikuna entre 18 e 60 anos de idade residentes de aldeias pertencentes ao Distrito Sanitário Especial Indígena - Alto Rio Solimões. Os instrumentos utilizados para mensurar as variáveis propostas foram um questionário social e o SCID-5-CV. Resultados: Os participantes possuíam em média 31(±DP) anos Houve maior incidência das seguintes psicopatologias no grupo exposto ao vírus SARS-CoV-2: transtorno de estresse pós-traumático - TEPT (100%, RR 19,10, p=0,002), TP (93,7%, RR 16,48, p=0,001), FB (75%, RR 3,311, P=0,008) e transtorno depressivo maior -TDM (73,6%, RR4,26, p=0,001). Conclusão: Nossos achados demonstraram que a infecção pelo Vírus SARS-CoV-2 foi responsável pelo aumento do risco para algumas condições psicopatológicas como o TDM e TEPT. Todavia, devido as particularidades da população estudada, algumas condicionantes amplamente relatadas por pares, como isolamento social e quarentena não influenciaram nossos resultados. Sugerimos pesquisas in locu com contextualização antropológica para melhor compreensão da influência da pandemia em povos originários.94ptAttribution-NonCommercial 3.0 BrazilCovid-19PsicopatologiasindígenasSAÚDE MENTAL DE INDÍGENAS TIKUNA INFECTADOS E NÃO INFECTADOS PELO VÍRUS SARS-CoV-2: ESTUDO DE COORTEMENTAL HEALTH OF TIKUNA INDIGENOUS INFECTED AND NON-INFECTED BY THE SARS-CoV-2 VIRUS: COHORT STUDYTese