Carvalho, Dalmo Gomes deSouza, Diego Loureiro Francisco de2019-07-212020-11-292019-07-212020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11273Quando se estuda matemática na educação infantil, comumente imagina-se que todas aquelas descobertas vieram dos gregos ou do resto da Europa, com o passar dos anos, ao aumentar os anos de estudos, descobrimos que tivemos contribuições de outros países e culturas para formar a Matemática que temos hoje. Mas mesmo no curso superior existe uma região no globo que aparentemente não contribuiu em nada para o avanço da matemática, pois dela raramente se fala, e quando fala costuma-se diminuir seus feitos. Não estamos falando do Novíssimo Mundo, ou do continente gelado, mas da velha e conhecida África. Esta quando lembrada é só por seus aspectos negativos e suas nações que já foram expoentes no uso, e também no estudo, da matemática, especialmente da geometria. Este trabalho exibe uma pesquisa do uso de Geometria Euclidiana e Geometria Fractal em grandes e pequenas construções antigas no continente africano. Apresentam-se muitas grandes construções egípcias que foram erguidas muito antes dos gregos saberem o que é matemática, e que não foram os únicos africanos, pois sim, o Egito fica na África, a alcançar este nível de conhecimento na construção de grandes monumentos. O trabalho expõe também que mesmo a geometria não euclidiana já tinha um de seus ramos, os fractais, utilizado e disseminado em alguns países do continente africano, mesmo antes dos matemáticos despertarem seu interesse por essa área. Temos a exposição de muitas construções centenárias, não tanto quanto as pirâmides, mas mais antigas do que os estudos dos fractais.56 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilGeometriaÁfricaFractaisGeometria: fractal e euclidiana nas construções históricas africanasMonografia