Sapelli, Denise MariaMorais, Paola Neves Mota de Oliveira de2021-07-132021-07-132021-06-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14468O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa sobre a utilização da colaboração para o desenvolvimento de novos produtos no mercado cervejeiro artesanal em Santa Catarina, que vem despontando em evolução e relevância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, que utiliza como método de coleta de dados uma entrevista estruturada, realizada com 12 cervejarias artesanais localizadas no Estado, com o intuito de identificar quais são os objetivos da colaboração entre as cervejarias artesanais para o desenvolvimento de novos produtos, assim como seus principais parceiros na colaboração, os benefícios que essa parceria traz aos negócios, além de identificar a relação e importância da indústria da hospitalidade para o desenvolvimento de novos produtos. A análise dos dados qualitativos coletados foi feita através de análise de conteúdo, classificando-os em categorias, agrupando as respostas recebidas por similaridade. Com o propósito de ampliar o conhecimento sobre colaboração, na revisão de literatura são apresentados alguns aspectos sobre o tema: o mercado cervejeiro e o desenvolvimento de novos produtos.22 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilColaboraçãoMercado cervejeiroDesenvolvimento de novos produtosCervejas artesanaisSanta CatarinaA colaboração para o desenvolvimento de novos produtos no mercado cervejeiro artesanal de Santa CatarinaCollaboration for the development of new products in the craft beer market in Santa CatarinaArtigo Científico