Roecker, RejanePassos, Wesley2021-07-132021-07-132021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14493O tema central desse relatório é o planejamento estratégico empresarial. As organizações buscam diferenciais para se destacar no mercado em que atuam e para que isso aconteça traçam estratégias administrativas, porém, é importante que haja um planejamento prévio dessas estratégias para garantir que estejam alinhadas aos seus objetivos. O planejamento estratégico tem como propósito definir a missão da empresa, sua visão de futuro, estabelecer metas e objetivos a serem alcançados, como também, as atividades e melhorias que devem ser executadas para conquistar os resultados esperados. O presente estudo é uma pesquisa de natureza exploratória com intuito de promover aproximação com o tema apresentado, facilitando o seu entendimento, também é classificado como pesquisa descritiva já que tem interesse em descrever as suas características, tem como modalidade o estudo de caso e abordou os seguintes tópicos em sua fundamentação teórica: Planejamento estratégico, matriz SWOT e plano de ação. Tem como objetivo geral elaborar a análise empresarial estratégica da empresa Shilmar Confecções. Para isso se fez necessário conhecer suas características, processos e produtos, tornando possível estabelecer missão, visão e valores da organização, como também realizar uma análise do ambiente empresarial através da matriz SWOT identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças existentes. A organização possui inúmeros pontos fortes como: atendimento, qualidade dos produtos, parceria com clientes e fornecedores, diversidade de produtos e oportunidade de crescimento, entretanto, também apresentam alguns pontos fracos: falta de planejamento de vendas, atrasos nas tarefas, setor financeiro pouco organizado e falta de reuniões periódicas. Diante dessas características internas elaborou-se um plano de ação para fortalecer as qualidades e tratar as deficiências da empresa, sugerindo uma série de melhorias a fim de organizar processos e desenvolver pessoas. As principais sugestões foram: contratar um gerente comercial, proporcionar cursos aos colaboradores e criar o hábito de realizar reuniões periódicas entre os setores. Assim, justificando a importância do planejamento estratégico nas organizações.50 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPlanejamento estratégicoMatriz SWOTPlano de AçãoPlanejamento estratégico aplicado a empresa Shilmar ConfecçõesRelatório de estágio