Santos, Rafaella Zulianello dosSilva, Oziel da2018-07-092020-12-092018-07-092020-12-092018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12837O Personal Trainer (PT) tem sido a ocupação escolhida entre boa parte dos egressos dos cursos superiores de Educação Física no Brasil, não somente pelo potencial relacionado à uma boa remuneração profissional, mas pelo crescimento na procura desse serviço. Entretanto, pouco se sabe na literatura quais são as competências desses profissionais atuantes no mercado de trabalho, tampouco sobre a sua percepção em relação a estas competências. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar o domínio percebido do PT sobre as competências profissionais. Materiais e métodos: Pesquisa aplicada, quantitativa e de corte transversal. Participaram da pesquisa 87 profissionais de Educação Física que atuam como PTs no Brasil. Para o levantamento dos dados, utilizou-se um questionário com algumas características sociodemográficas e 39 questões fechadas destacando as competências profissionais. Resultados: indicaram que os PTs apresentaram ter domínio percebido suficiente na maioria das dimensões das competências profissionais, onde foi possível detectar um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes para o desempenho profissional. Ainda foi observado que na dimensão do Conhecimento Procedimental está associada com a titulação profissional dos sujeitos, que remete a necessidade de se manterem atualizados. Nas dimensões Habilidades de Avaliação, Habilidades de Gestão e Atitudes, tais competências estão associadas com tempo de serviço (experiência) dos PTs e não com a formação continuada. Conclusão: Os PTs do presente estudo percebem ter domínio suficiente na maioria das competências profissionais relatadas na pesquisa. Observou-se ainda associação entre as competências profissionais percebidas e o tempo de serviço como PT.32 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilCompetência profissionalPersonal trainerEducação física e treinamentoPersonal trainer: domínio percebido sobre as competências profissionaisArtigo Científico