Huber, Ana Cristina da Silva MendesMartins, Paula Paes2017-07-132020-12-092017-07-132020-12-092017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12580Sabendo dos benefícios da atividade física para saúde, pode-se perceber sua ligação direta com a qualidade de vida, que possui um conceito bastante abrangente. Para alguns autores, é sinônimo de saúde e para outros, saúde é apenas mais um aspecto a ser considerado (FLECK et al., 1999 apud PEREIRA et al., 2012). Para Nahas (2010), cada indivíduo tem uma visão sobre qualidade de vida e isso pode mudar ao longo da vida de cada pessoa. OBJETIVO: Verificar o nível de qualidade de vida e atividades físicas de acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de educação física bacharelado, da Universidade do Sul de Santa Catarina, campus Tubarão-SC. MÉTODOS: Este estudo caracteriza-se como epidemiológico com delineamento transversal. A amostra foi composta por 47 acadêmicos do curso de Educação Física Bacharelado, da Universidade do Sul de Santa Catarina, campus Tubarão-SC, sendo 27 acadêmicos ingressantes e 20 concluintes, com idade igual ou superior a 18 anos. Para coleta de dados foram utilizados os questionários SF-36 e IPAQ, para o cálculo da amostra foi utilizado o programa estatístico openepi, com intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: A pesquisa apontou que 90% dos acadêmicos concluintes e 81% dos acadêmicos ingressantes foram considerados ativos. Os resultados obtidos quanto à média dos domínios do questionário SF-36 sugerem, numa escala de 0 a 100, que os acadêmicos ingressantes alcançaram um valor médio de 78,5 e os acadêmicos concluintes alcançaram média de 79. Somente foram encontradas diferenças significativas (p<0,05) nos domínios de capacidade funcional e limitações por aspectos físicos. Não foram encontradas associação entre atividade física e qualidade de vida. CONCLUSÃO: Tanto os acadêmicos ingressantes como os acadêmicos concluintes, apresentaram boa qualidade de vida. A maioria dos acadêmicos de Educação Física da Universidade do Sul de Santa Catarina, da primeira e oitava fase, são considerados ativos.28 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilQualidade de vidaAtividade físicaEducação físicaQualidade de vida e nível de atividade física de acadêmicos ingressantes e concluintes do curso de educação física da Universidade do Sul de Santa CatarinaArtigo Científico