Fernandes, Roberto FabianoMiranda, Rutinaldo Souza2020-07-072020-11-292020-07-072020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9038Esse trabalho faz uma abordagem a respeito do emprego das TIC`s (Tecnologia da Informação e Comunicação) na educação em especial ao uso do tablet como instrumento de uso pedagógico. Para o resultado desse trabalho foi investigado o uso do tablet numa instituição de ensino particular de 2º grau da cidade de Brasília, aonde foi investigado o andamento da implantação, a infra estrutura utilizada, treinamento dos professores, comportamento dos alunos, conteúdos oferecidos e material didático. Para a elaboração deste trabalho foi feito uma pesquisa de cunho Exploratória e abordagem qualitativa com o emprego de entrevista direcionada a pais alunos e professores. Na investigação foram levantadas questões como: a introdução e aceitação de tablets na escola, primeiros passos, conflitos, preparação de professores, conteúdos e ambiente escolar. Foram observados também alguns problemas como: mau uso do tablet em relação ao que era proposto, desmotivação dos alunos em relação as aulas presenciais, vícios decorrentes das inovações e material necessitando de atualização constante. Foram investigados e apresentados resultados para um melhor uso consciente do material didático como: eliminação dos conflitos causados por essa mudança, adoção e estímulo ao uso de material impresso como livros e apostilas para o estímulo a uma boa leitura, melhora na produtividade com o uso do tablet criando roteiros de estudos mais diversificados no âmbito das disciplinas oferecidas pela escola e com a participação de todos os envolvidos como pais, alunos e professores.20 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEscolasTabletsTecnologia da informaçãoTecnologia educacionalImplantação de tecnologias nas escolas: a inclusão de Tablets em sala de aulaEstudo de Caso