PEREIRA, Cristiane BaltarMAOSKI, Giovana Zem2023-12-142023-12-142023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/38143O termo “sinestesia”, do grego, “syn” e “aisthesis”, significa respectivamente “união” e “sensação”, o que também pode ser definido como a reação secundária decorrente de um estímulo sensorial (BARRETO, 2016). Em termos arquitetônicos, esse fenômeno pode ocorrer por consequência da disposição de elementos estruturais, decorativos ou de revestimento em determinado ambiente, a fim de estimular todos os sentidos do corpo humano. Esse modelo de construção visa provocar sensações diversas àquele que frequenta o espaço em questão. Tal recurso pode auxiliar na inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais, pois, o sentido da visão, por exemplo, pode ser experenciado por outras vias, com imagens olfativas, auditivas ou táteis (ARAÚJO, 2017. p.49). A percepção da espacialidade muitas vezes não precisa ser vista para ser sentida, exatamente como propõe a pesquisa. Desse modo, a inclusão social ocorre, não somente por meios didáticos, com teorias e aprendizado acadêmico, mas com os sentidos aguçados e com as sensações provocadas pelo espaço físico propositalmente idealizado com este fim. Com a boa utilização de materiais e disposições internas inclusivas na obra arquitetônica, é possível propor a uma pessoa, portadora ou não de cuidados especiais, uma experiência sensitiva, garantindo assim a cidadania e direito a todos de usufruir daquele espaço (SILVA, 2009. p.48). Neste caso, em um teatro, a inclusão ocorre naturalmente por provocações cênicas, mas também por meio da empatia: durante a apresentação de uma peça, quem é perfeitamente capaz de enxergar com os olhos é testado a visualizar com outros sentidos, como a audição ou olfato. Da mesma forma, em um concerto musical, quem é capaz de ouvir poderá vivenciar o som por meio do tato em superfícies vibratórias. Dados esses fatos, em resumo, pode-se dizer que essa pesquisa tem como finalidade responder como a arquitetura pode ser capaz de provocar o usuário de um espaço a refletir sobre problemas sociais, para que ele seja forçado a vivenciar as diferenças e, então, aconteça a inclusão social.60ptTeatroCulturaAcessibilidadeTeatro sinestésico: estímulos sensoriais por meio de elementos arquitetônicos como forma de inclusãoMonografia