Silva, OrlandoWeber Costa, David2021-07-152021-07-152021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14641Esta pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre as boas práticas no âmbito dos programas de instrução da Federal Aviation Administration (FAA) e European Union Aviation Safety Agency (EASA) que podem ser incorporados ao programa de instrução aeronáutico civil brasileiro com o intuito de aprimorá-lo e enriquecer o conhecimento aeronáutico dos candidatos. Ademais, foram explicitados os requerimentos mínimos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), FAA e EASA para a concessão da licença de Piloto Privado de avião com o intuito de compará-los ao final do estudo e entender suas diferenças e semelhanças e o que pode ser mais benéfico para a regulação do programa de instrução brasileiro. A pesquisa deu-se por meio exploratório bibliográfico, documental, análise de manuais de curso aprovados pela ANAC, FAA, EASA e legislação apropriada de todas essas agências. Ao finalizar a pesquisa, concluiu-se que a ANAC está exercendo um trabalho de modernização e adequação dos regulamentos aeronáuticos brasileiros. Dessa forma, ela busca tornar a aviação civil nacional mais condizente com o atual cenário da aviação mundial e com as boas práticas existentes em outros órgãos ao redor do mundo.35 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPiloto privadoInstrução aeronáuticaRegulação aeronáuticaProgramas de instruçãoANACFAAEASAA instrução aeronáutica civil brasileira: adequação às boas práticas internacionaisMonografia