Reynaldo, Gilson RochaDelfino, Alessandro2017-12-142020-11-292017-12-142020-11-292017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11532A pesquisa, como estratégia de ensino, é reconhecida entre os professores das ciências da natureza e matemática e alunos. No entanto, ainda não é devidamente explorada na busca do conhecimento significativo. Pesquisar amplia significativamente os conhecimentos obtidos em sala de aula, não ficando, assim, restritos e fragmentados. A pesquisa para a realização do presente trabalho foi de abordagem qualitativa e nível descritivo, no qual se faz observações e aplicação de questionário semiestruturado no campo de estudo. Portanto, levou à análise e descrição do conhecimento dessas investigações, obtendo-se, assim, a percepção dos alunos e professores a respeito da pesquisa como método de ensino nas escolas públicas da região da Amurel. Os resultados apontam para a importância da pesquisa como estratégia de ensino. Todavia, o método predominante nas salas de aula ainda é o tradicional, no qual o professor repassa as informações no quadro e os alunos copiam e memorizam os conteúdos para as avaliações. Apesar da percepção positiva de que a pesquisa pode ajudar a formar um aluno mais crítico, a pesquisa ainda não faz parte efetiva da rotina da sala de aula.73 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPesquisarAmurelConhecimentoPesquisar ou memorizar? Qual estratégia de ensino é utilizada por professores da área das ciências da natureza e matemática da região da Amurel na direção da construção do conhecimentoMonografia