Schuelter, WilsonMoreira, Enzo de Oliveira2024-07-112024-07-112003-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44701Este estudo focaliza os efeitos da tecnologia na educação, especialmente a contribuição do hipertexto e hipermídia para uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa. A revisão de literatura faz uma retomada histórica das principais teorias da aprendizagem humana, dando ênfase aos estudos de Howard Gardner sobre a teoria das Inteligências Múltiplas. Nesta pesquisa, são apresentados estudos sobre como desenvolver projetos na escola para atender os diferentes tipos de inteligência dos alunos. Outro foco teórico desta dissertação é sobre o ambiente virtual, com base em Pierre Lévy, e sobre a montagem de hipertextos e hipermídia no ambiente computacional. Com a apresentação da base teórica, esta dissertação traça os rumos norteadores para se desenvolver projetos de montagem de hipertextos e hipermídia com alunos do ensino médio, utilizando suas diferentes inteligências, objetivando desenvolver temas ligados ao ensino da Geografia. Após a montagem e a apresentação dos trabalhos, foi feito um levantamento das opiniões dos alunos e do professor envolvidos, para avaliar a contribuição que o uso do hipertexto e da hipermídia pode dar ao desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, para uma aprendizagem mais eficaz e prazerosa.127ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilInteligências MúltiplasLinguagem virtualAprendizagemO uso do hipertexto e da hipermídia no desenvolvimento das inteligências múltiplas para uma aprendizagem mais eficaz e prazerosaDissertação