Scabin, Nara LyaSantos, Aline2023-10-302023-10-302023-06-26https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37011Esta pesquisa busca identificar e compreender a negociação política das leituras que interpretam o desfecho do anime Ataque dos Titãs, dadas através da crítica informal encontrada em tweets do público brasileiro que acompanha a última temporada da série. Situando nosso objeto no circuito comunicativo, apresentamos um panorama temporal da circulação dos mangás e anime em nosso contexto sócio geográfico, de modo a compreender momentos chave deste percurso, bem como as particularidades deste processo, característico da diáspora japonesa no Brasil. Ao combinar o olhar para o produto e a produção, recuperamos entrevistas e manifestações em canais de divulgação, de modo a identificar a voz do autor, Hajime Isayama, dentro e fora de sua obra. Dessa maneira, podemos traçar uma relação entre as controvérsias apontadas por seu público em redes sociais e o quanto pesam as decisões narativas que ilustram por tantas vezes um ideal nacionalista que ainda caracteriza o Japão contemporâneo. Estas manifestações são, por fim, analisadas sob o lugar da audiência, com base em um corpus formado por postagens que, por meio de comentários e “fios” de discussão no Twitter, abordaram as relações entre obra ficcional e realidade histórica - seja ela proveniente de um passado nipônico, ou atual de seu público brasileiro. Assim, com base no protocolo da codificação/decodificação de Hall (2003), tratamos de mapear, categorizar e descrever as principais posições de leitura mobilizadas na decodificação do anime, estas elucidadas pela crítica informal que aparece em tweets compartilhados na internet.125 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilCircuito da comunicaçãoNacionalismo japonêsAnimeAtaque dos TitãsRecepção audiovisual“Avançar até dizimar o inimigo”: politicidades na recepção brasileira do anime Ataque dos TitãsDissertação