Nogared Cardoso, Jorge AlexandreSilva Rodrigues, Vania Vanessa2021-12-252021-12-252021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20734A pandemia da Covid-19 assolou o mundo de forma devastadora. O mundo teve que se adaptar a novas formas de viver e conviver, acarretando várias significativas mudanças na vida de todos. Na educação houve mudanças radicais na rotina escolar. Este artigo relata de forma breve como se deu essa mudança durante a pandemia, bem como se deu a instalação do ensino remoto no Instituto Federal do Maranhão Campus Centro Histórico -IFMA/CCH. Essa pesquisa teve como objetivo de pesquisa os desafios enfrentados pelos alunos do 3° ano do ensino médio/técnico de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação Campus Centro Histórico de São Luís do Maranhão. Ao final da pesquisa houve a constatação que alunos enfrentam vários desafios, dentre eles: dificuldade de concentração, barulhos externos no ambiente domiciliar, desmotivação, dentre outros que serão apresentados ao longo do artigo.14ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPandemiaCovid -19Ensino RemotoO ensino remoto emergencial durante a pandemia sob olhar discente: desafios enfrentadosArtigo Científico