Rosa, Rosana Camilo daDemartini, Wanderson2017-12-292020-11-292017-12-292020-11-292017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11275O presente estudo teve como objetivo conhecer os diferentes contextos em que os autores de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio abordam as Funções Elementares. Tece importantes considerações sobre a história das Funções e destaca alguns matemáticos que deixaram suas contribuições para o desenvolvimento deste tema. Descreve as Funções Elementares enfatizando suas propriedades e características. Apresenta uma sucinta abordagem das Funções nos Parâmetros Curriculares Nacionais que evidência que a contextualização é fundamental na apropriação do conhecimento matemático, pois possibilita ao aluno criar conexões com inúmeras situações cotidianas. Os resultados deste estudo foram obtidos a partir da investigação em dois livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, que buscou conhecer os diferentes contextos e áreas de conhecimento que os autores envolvem as Funções Elementares. Constatou-se que nas obras analisadas há sintonia com as determinações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas orientações de abordagem no ensino das Funções Elementares, que enfatizam a importância da contextualização na aprendizagem deste tema.76 f.pt-BRAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilMatemáticaFunçõesContextualizaçãoAs funções em diferentes contextos: uma investigação nos livros didáticos do ensino médioMonografia